domingo, 4 de julho de 2010

Rolling Stones - pós Mick Taylor

Eu comentei em um dos posts anteriores sobre alguns cds que comprei recentemente em Buenos Aires, quem leu percebeu que comprei alguns dos Stones, especialmente os lançados após os anos dourados, ou seja, após a saída do Mick Taylor da banda e a entrada do Ron Wood.

Queria fazer alguns comentários sobre alguns desses discos:


O Black and Blue, de 1976,  foi o primeiro com o Ron Wood, acho que ainda era um disco de transição, era um disco que eu tinha o pé atrás, por praticamente náo conhecer música alguma dele, acabou me surpreendendo, um disco leve, com levada meio caribenhada, com alguma pegada de reggae, apesar de ser o principal single, Fool to Cry é chatinha que dói, mas o disco não é ruim não.
NOTA:6,5


Some Girls, de 1978, que veio após o fiasco ao vivo do Love You Live (digo isso pelo o que li, nunca ouvi, acabei não comprando-o porque não lembro de tê-lo encontrado...rs). Esse sim é um disco que me surpreendeu, lembro que o Milton sempre tinha comentado comigo que era um disco legal pra caralho, mas eu tinha a imagem de um disco "disco" dos Stones, por nele ter Miss You, que é uma puta música Disco. Mas, o disco (caramba, se repetir mais uma vez a palavra disco eu ... bem, deixa pra lá...rs) é bem rockão, muito bom mesmo, discaço, a bateria do Charlie Watts está muito bacana, esse disco tem várias músicas que fizeram sucesso: Miss You, Respectable, Shattered, Beast of Burden, Before they make me run e Far Away Blues (essas duas últimas com o Keith Richards cantando e nessa última um puta blues bacana) e a regravação muuuuito legal de Just my imagination, que eles tocaram no show de 2006 em Copacabana. Discaço, vale a pena ser descoberto.
NOTA: 8,5


Bom, daí começa a década de 80 e, bem, ela não começou muito legal para eles. Em 1980 eles lançam o Emotional Rescue, apesar de começar razoavelmente bem com Dance Pt.1, que caberia muito bem no Some Girls, ter ainda a faixa título e a muito legal She's so cold, o disco passa a impressão de tentar repetir e não conseguir a mesma pegada do Some Girls. Fase negra musical para os Stones começando.
NOTA:7,0


Tatto you, de 1981, esse foi uma decepção, também, apesar de ter sido avisado pelo Milton que o disco não era lá grandes coisas, sempre imaginei que o Tattoo you fosse um discaço, por ele começa só com Start me up, mas sinceramente, só ela e Waiting on a friend se salvam, talvez por elas valha a pena comprar o disco ... ou não. Mas, sempre pensei que fosse um disco fodido, mas ...me fodi ...rs. Dá para passar sem ele tranquilo. Apesar de que esse foi o disco que empurrou a grande turnê deles de 81/82, aquela mesma que o Mick Jagger usava roupas coloridas de ginástica, BIZARRO ! ...rs
NOTA: 7,0 (por Start me up e Waiting on a friend...rs)


Undercover, de 1983, após o lançamento de mais um ao vivo, o quase "brinde"da tour de 81/82 Still life, eles lançaram mais um disco meia-bocaça, meio que mais do mesmo. Alguns roquinhos razoáveis, mas nada memorável, já a partir da faixa principal, Undercover of the night.
NOTA: 6,0


Se a coisa poderia ficar pior, ela ficou, após muitas brigas, eles lançam Dirty Work em 1986, claramente um disco lançado sem a menor vontade. O visual brega da capa continua pelo disco, mas vou ser sincero, achava que a coisa era mais feia. Claro que tem a já clássica Harlem Shuffle, que na verdade nem deles é, é uma regravação, mas que ficou um tesão com eles e é um clássico. Mas, sempre ouvi falar muito mal desse disco e não achei tãoooooooo ruim assim, mas de todos esses, acho que é o mais fraco ...rs Lendo nos créditos dá para ver que até o Jimmy Page participou do disco, não sei aonde, mas participou, assim como o Bobby Womack, Tom Waits e o Ivan Neville, a produção, além dos Glimmer Twins (Mick e Keith) ficou a cargo do ultrabadalado Steve Lilywhite, que nem assim deu conta de reverter o péssimo clima dentro da banda. Os Stones nem se preocuparam em promover o disco, não houve turnê, nem nada. Depois da tour de 81/82, voltariam a pisar nos palcos somente no fim da década de 80 para promover o bem bom Steel Wheels. Mas, esse já é um outro disco, comprado em outra situação ....rs, mas que finalmente marcou o verdadeiro retorno dos Stones.
NOTA: 5,5

É isso aí.

Abraços.

Um comentário:

  1. Muito bom esse post. Stones é a banda. O Tattoo You tem mais músicas legais sim: até a metade, fora Slave, eu acho muito foda. Presta atenção em Little T&A. Rockão cantado pelo Keith. Black Limousine e Nighboors também são muito boas.
    No Undercover, tem duas muito boas tb: She Was Hot e Wanna Hold Ypu, cantada pelo Keith, pra mim merecem ser chamadas de clássicos.
    E o Some Girls, como eu sempre disse, é muito bom mesmo. Pra mim, só perde do Sticky Fingers e do Voodoo Lounge (este marcou minha adolescência). Depois do SG, aí vem Beggars Banquet e Let it Bleed.

    ResponderExcluir