domingo, 20 de abril de 2014

R.I.P. Luciano do Valle, o Sílvio Santos dos domingos esportivos






É isso aí, essa é a minha definição do que era o Luciano do Valle em meado dos anos 80 e início dos anos 90.
O cara teve o culhão de pegar o domingo praticamente inteiro na Band e direcioná-lo para o lado do esporte com o seu sensacional Show do Esporte.
Não lembro dele narrando os jogos em 82, lembro dos jogos, mas não da voz que narrou a tristeza do Sarriá, mas lembro bem dele apresentando os programas e explicando o que era o vôlei para nós ignorantes desse esporte, que em muito pouco tempo se tornaria referência e teria no Luciano do Vôlei um dos seus maiores divulgadores.
Lembro-me dele colocando a Fórmula Indy em nossas casas, em tempos ainda de pilotos históricos e com um Emmo ainda em forma e brigando com os gringos, mesmo já veterano, lembro de começar a torcer pelos Lakers por causa da NBA, que o Luciano do Valle trouxe para o Show do Esporte.
Quem não se lembra do Radar e da craque Michael Jackson, o futebol feminino que o Luciano do Valle tentou também divulgar.

Claro que não podemos deixar nunca de lembrar do nosso Adilson Rodrigues Maguila, que o Luciano do Valle tanto incentivou, apoiou e fez o boxe ser um esporte novamente lembrado pelos brasileiros.



E para os amantes do futebol dos bons tempos, como não lembrar de Cafuringa, Ado, Lola, Riva, Edu, etc, craques que puderam voltar a se apresentar ou até mesmo aparecer pela primeira vez para uma nova geração de amantes de futebol e com certeza tiveram a oportunidade de ganhar uma graninha e sobrevida extra com a Seleção de Masters ! Graças ao Seu Bolacha posso dizer que vi o Rei Pelé jogar, na estréia da Copa Pelé, num Pacaembú castigado por uma chuva absurda, mas que foi palco de um dos últimos jogos do Rei, inclusive com direito a uma bicicleta, inclusive o Luciano do Valle tentou implementar com a Copa Pelé os carnês para os jogos, gênio.


Graças ao Seu Bolacha os ex-jogadores tiveram espaço para uma nova profissão: comentaristas, não lembro antes do Luciano do Valle se era comum ex-jogador se tornar comentarista, certamente haviam alguns casos, mas não com a frequência que ele incentivou e provavelmente muito ensinou em como se portar na mídia

Incrível, durante muuuuitos anos o Luciano do Valle fez frente ao Galvão Bueno e à Globo também.

Infelizmente nos últimos anos ele já estava bem ultrapassado, bem aquém do monstro que era, tanto que me surpreendeu saber que ele "ainda" não havia chegado aos 70.

Mas, hoje é um dia de muita tristeza, o seu falecimento leva muito de uma infância, adolescência onde aprendi a gostar de muitos esportes, além do futebol, e isso em um país fraco em educação como o nosso, não tem preço. Luciano do Valle, do Vôlei, da Indy, da NBA, do Hóquei (quem não se lembra do time do Sertãozinho...rs), do Maguila, do Emmo, do Riva e de todo o Brasil.

Descanse em paz Seu Bolacha e muito obrigado por tudo !

Ass.: Povo Brasileiro.

PS.: Como meu grande Junequinha comentou e eu me esqueci ... e a Sinuca, com os grandes craques do tapete verde: Rui Chapéu, Friaça, Roberto Carlos e o Pelé da sinuca, o inglês Steve James ...que brilhavam na tela da Band durante vários anos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário