terça-feira, 7 de setembro de 2010

Como esse é um espaço democrático ...

Como todos sabem, semana passada tivemos além do centenário do Noroeste, o centenário do Corinthians, daí o Denão pediu para postar o seu texto sobre o Noro...ooops, curintxia ...rs





CORINTHIANS 100 ANOS

Semana passada meu time de coração completou 100 anos.
Uma história linda. O Corinthians faz parte da história da vida de muitas pessoas, faz parte do cotidiano da cidade, faz parte da história do futebol mundial.

Não poderia deixar esta data passar em branco. Vou tentar escrever abaixo algumas linhas mostrando o quanto este amado clube faz parte também da minha vida.

Muitas pessoas falam como que começaram a torcer pelo seu time do coração.
Minha escolha não foi por um fato determinante. Foi naturalmente. Toda a família do meu pai é corintiana. E olha que é uma família bem grande. Sem dúvidas isso me levou a torcer pelo Timão.
Lembro que a primeira vez que fui num jogo foi no estádio do Morumbi. Meu pai me levou junto com meu irmão. Empate, gol do Ataliba, que foi aos trancos e barrancos levando a bola pra dentro do gol.

O segundo jogo também lembro. Outro empate, desta vez com o Grêmio. O gol do Corinthians foi do Biro-Biro, de cabeça.

Sou um privilegiado em termos de “torcedor-campeão”.
Ao todo vi 10 vezes meu time no estádio sendo campeão:

1 Mundial de Clubes (2000)
3 Brasileiros (90-98-99)
5 Paulistas (97-99-01-03-09)
1 Rio-São Paulo (02)

O primeiro título que estava presente foi em 1990. Fui com meu pai, meu irmão e o amigo do meu pai, Geraldi. Que dia! Jamais vou esquecer, assim como os demais títulos. Mas esse tem um sabor especial. Foi a primeira vez que vi meu time sendo campeão. Por sinal a primeira vez também que meu time venceria um título nacional. Como esquecer do folclórico presidente Vicente Mateus sendo carregado pelos jogadores? E os gols de falta do Neto?
Os ídolos que tive durante esses anos foram: Sócrates, Neto, Marcelinho Carioca, Gamarra, Tevez e Ronaldo.
Fazendo outra conta, incluindo agora os títulos relevantes que vi também pela TV, aos todo são 18 vezes que gritei  “é campeão”.

1 Mundial de Clubes (2000)
4 Brasileiros (90-98-99-05)
3 Copas do Brasil (95-02-09)
9 Paulistas (82-83-88-95-97-99-01-03-09)
1 Rio-São Paulo (02)

Falando em jogos, meu Deus do céu, foram muitos que jamais vou esquecer.
Comecei a fazer uma lista aqui mas desisti. São muitos, até porque faz 15 anos que frequento assiduamente os jogos do Timão. Ou seja, de lá pra cá, o Corinthians jogando em casa e que teve um fato incrível, lamentável, uma goleada (pró ou contra) e por aí em diante, é bem possível que eu estava lá.

Minhas maiores companhias nos estádios tiveram fases diferentes. Enquanto eu morava na Rolim, era de costume ir com o pessoal do bairro (a enorme maioria corintiana). E de 10 anos pra cá, sem dúvidas que meus maiores parceiros de estádio são o Wagner e o Thomaz. Quantas emoções vividas juntas, tá louco.
Esse ano quase aconteceu um fato muito legal entre mim e meu time. Fui convidado pela gravadora Warner pra produzir o áudio book do livro “Corinthians x Outros” (Washington Olivetto), mas infelizmente este projeto não saiu do papel, já que a gravadora não conseguiu firmar o contrato com a empresa de distribuição de pen drive. Mas só de receber o convite, já foi muito satisfatório.

Dos jogadores que eu vi atuando, segue a escalação do meu Corinthians. A opção é de 3-4-3.
Dida; Marcelo, Gamarra e Wadimir; Vampeta, Rincón, Marcelinho, Sócrates e Neto; Tevez e Ronaldo.

Antes de ontem, sábado, meu time fez o primeiro jogo pelo novo centenário..rss
Enfim, estava lá, numa goleada contra o Goiás pelo lindo placar de 5x1.
É diferente, é inexplicável, é maravilhoso torcer pra esse time. É o time do povo, é o time da raça, é o meu Corinthians!!!
E tenho certeza que tudo isso meu filho Diego levará em diante. Ainda este ano vou levá-lo pra assistir um jogo. É aguardar o momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário