domingo, 31 de outubro de 2010

Felipão X Imprensa



X




Desde ontem venho trocando algumas mensagens via twitter com alguns repórteres/membros de imprensa à respeito de toda a polêmica que o recente comportamento do Felipão tem causado.

Assim, eu acho que nem ele, Leão, Muricy, Luxa ou qualquer outro técnico/jogador tem o direito de ser grosseiro, desrespeitoso com quem quer que seja, especialmente se for gratuito. Mas, por outro lado, acho que a imprensa esportiva precisa acordar e também descer do mesmo pedestal que muitos técnicos acham que estão. O pedestal que está localizado acima do bem e do mal !!!!

Não dá para ler que: o cara que ocupa o cargo de técnico de futebol passa e a imprensa fica !!! Acho de uma arrogância ímpar, no mesmo nível de arrogância que o Felipão tem sido acusado, é igualzinho !

Meus caros, o mau profissional de imprensa também deveria passar, entendo que o repórter tem que correr atrás da informação, é o elo da fonte de notícia e o torcedor, mas caramba ...a gente sabe que não é só isso.

Hoje, mais do que nunca, na imprensa esportiva existe muuuuuitos interesses, desde comerciais até pessoais e isso distorce e muito as notícias. Tem-se que acabar com o dom de premonidade de alguns, que a todo momento vem com seus furos, exclusivas e que por fim revelam-se a imbecilidade/mentira absurda e o pior, o tal repórter não tem a humildade de vir a pública se desculpar pela besteira que disse.
Enquanto isso, o técnico/jogador todo fim de jogo tem que explicar porque jogou mal, porque fez uma cagada na substituição, porque escalou mal o time ...e o pior, isso é perguntado à exaustão. Acho que o cara que quer falar ou se dispõe a falar, tem que ser educado. Mas em uma coletiva por exemplo, porra, não tem necessidade do cara responder 3 ou 4 vezes seguidas porque o Valdívia jogou machucado. Cacete, já foi respondido ! O que é isso ? Uma pegadinha, para ver se o cara se contradiz ?! E o pior, o cara não tem o direito de se emputecer ????????? Claro que tem, assim como a imprensa tem o direito de ficar ofendida, mas a imprensa se coloca num papel de sempre ser a vítima ! E isso precisa acabar.

O que existe é um jogo de interesse e um lado sempre precisa do outro e isso é desde sempre. Por que não ser pacífico e inteligente ? Porque um lado tem que achar que é dono da verdade, vítima e o outro é grosseiro, insensível, ranzinza, etc ?! Cacete, respeite-se a indivudualidade das pessoas !!

Daí, se o cara decide que não vai mais falar, o cara é arrogante, prejudica os patrocinadores, etc ?!!! Caramba, se fala é sem-educação, se não fala para piorar é arrogante ...onde vamos parar ?

E o episódio do Leão na Bahia ????? Morreu o assunto ? E o repórter que enfiou o microfone na cara dele, que passou o pé no cara da comissão técnica do Goiás ????? O que ficou foi o repórter que, coitadinho, levou um sai pra lá do Leão (simplesmente empurrou o microfone que havia sido enfiado na sua cara) e uma voadora do He-man !!!! Foi isso que ficou, porque afinal, o Leão é um ignorante, blá, blá, blá ?!!!!
Cadê a imprensa livre e independente para criticar a atuação de seu colega de profissão ?
Mas, na hora de cair em cima do Leão, Muricy, Luxa, Felipão e qualquer outro que se recuse a fazer média em algum momento ou que realmente seja ogro, caem rapidinho ...

Certamente estou generalizando, mas realmente me revolta esse tipo de coisa.

Para mim a mudança de atitude dos profissionais de imprensa tem um responsável, para o bem e para o mal: MILTON NEVES. Tenho 35 anos, não sou jornalista, apenas adoro futebol e, me lembro muito bem quando criança e adolescente, de escutar o Plantão de Domingo, o Terceiro Tempo ...poxa, Milton Neves ...esse era o cara !!! De repente ele foi para a TV, mantendo o mesmo padrão de qualidade se perdeu no Mesa Redonda, depois ele se "profissionalizou", aprendeu que poderia ganhar dinheiro se seguisse uma outra linha ...e lá foi ele e daí muitos foram atrás, inclusive outro grande profissional que me decepcionou muito com sua guinada, Flávio Prado.

BONS TEMPOS QUE SE FORAM...




Por um lado percebeu-se que o repórter esportivo também poderia ser "famoso" e milionário, aí está o seu pulo do gato, porém o sensacionalismo, polêmica, as gracinhas e os interesses pessoais passaram a falar mais alto do que o jornalismo e os egos ficaram muuuuuito mais inflados na imprensa esportiva, muitos Senhores da Verdade surgiram, seja na imprensa popular assim como na "imprensa séria e independete"

Bom, esse é um outro assunto.

O que queria dizer com tudo isso é: o Felipão errou e feio, não o defendo, acho uma infantilidade o comportamento que ele e outros técnicos têm, mas a imprensa tem uma grande parcela, muito do que aconteceu é consequência de um trabalho mal feito e que no fim acaba prejudicando a "classe". Acho que está mais do que na hora de a imprensa esportiva começar a olhar para o seu umbigo e com postura autocrítica, pois hoje ela é apenas crítica com o umbigo dos outros !!!!

 
Depois o cara não tem o direito de não dar entrevista ....tá certo, viu ?!






 

Queria agradecer ao @conka, @di_lallo, @fabiolucasneves, @benja97 e ao @lbertozzi pela atenção e oportunidade de discutir esse assunto tão bacana que é o futebol !!! Concordando ou não com a opinião de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário