domingo, 5 de junho de 2011

É a mais pura realidade

Estava lendo no blog do André Barcinski o texto abaixo ...não é nem pelo disco novo do Arctic Monkeys e mais pela conclusão dele.

Leiam e depois eu comento mais abaixo:

http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/

Segunda, dia 6, chega às lojas “Suck It and See”, o quarto disco do Arctic Monkeys.
Eu gostei muito do disco. Achei o melhor da banda até hoje (leia a crítica que fiz na Folha aqui).
Mas uma coisa me chamou a atenção: no site oficial do grupo (www.arcticmonkeys.com), eles colocaram o disco na íntegra, para os fãs ouvirem antes do lançamento.
Repare no player: ele mostra o número de audições de cada faixa.
A primeira música do disco, “She’s Thunderstorms”, foi ouvida pouco mais de 150 mil vezes. A faixa seguinte, “Black Treacle”, já caiu para 120 mil audições. Ou seja: 20% dos fãs só ouviu a primeira música, mesmo de graça.
É impressionante: o número de audições vai caindo, faixa após faixa. A 12ª e última música do disco, “That’s Where You’re Wrong” (uma das melhores do álbum, que lembra muito The Smiths), teve pouco mais de 50 mil audições.
Concluindo: quase 70% dos fãs que ouviram a primeira música não tiveram paciência de ouvir o disco até o fim. E olha que é um disco curto, de apenas 40 minutos.
Dá para tirar algumas lições disso:
- O formato “LP” está, definitivamente, morto. Enterrado. Pode preparar a missa.
- O público não tem mais paciência para ouvir mais que duas ou três músicas de uma vez. E raramente chega ás últimas músicas.
- Nunca houve tanta música disponível, mas nunca se ouviu tão pouca música. O público prefere ouvir 30 segundos de dez músicas diferentes do que dar chance a duas faixas de uma banda que não conhece.
- Uma banda boa como o Arctic Monkeys periga desperdiçar ótimas músicas, que poderiam render “singles” de sucesso, colocando-as no fim de um disco.
- Se eu fosse produtor de uma banda ou dono de gravadora, parava de lançar LPs. Lançava uma música por mês, com uma estratégia de marketing diferente para cada uma. No fim do ano, o conjunto de canções venderia muito mais do que se tivesse sido lançada de uma vez.
- Se as propagandas estão certas e as novas tecnologias permitem um acesso muito mais rápido e fácil à música, então os dias devem ter diminuído de duração e as horas devem ter encolhido. Só assim para explicar porque ninguém tem mais tempo de ouvir música.

Bem, infelizmente é a mais pura verdade. 

Faz tempo que não marco uma música nova de disco novo de banda antiga e muito menos de banda nova. Tá certo que também há tempos não ouço rádio.

Eu continuo comprando cds como um doido, mas acho que por impulso, para ser sincero, tem vezes que ouço no carro e de repente percebo que já acabou o disco. Ou seja, nada me pegou ou me marcou.

Bons tempos em que a MTV era emissora de clip e nos fazia conhecer um novo lançamento ou mesmo as rádios traziam as novidades em programas especiais, hoje tudo é jogado, isso quando se há espaço para isso.

Um exemplo, o último disco do U2, meu, de verdade, me lembro apenas da Get on your Boots, que tocou um pouco quando foi lançada ...depois ...mais nada.

Sei lá, hoje não ouvimos mais falar que o disco é legal, ouvimos que a música é legal. Será uma volta aos tempos antigos. Os Beatles no início eram uma banda de singles, os álbuns eram uma coletânea dos singles, inclusive percebia-se facilmente que não havia uma unidade, só lá por 65 ou 66 com o Rubber Soul ou Revolver é que passaram a pensar em discos, isso acontecia também com os Stones, com o Who.

Eu sinto falta, eu gosto do disco inteiro, saber o que é um lado B de um disco, tentar descobrir algo perdido no meio de um disco de 12, 13, 14 faixas. Mas, quem é que tem paciência de ouvir um disco de uma banda por mais de ...digamos ...15 minutos, 30 minutos ? Ou melhor, quem consegue prestar atenção por mais tempo que isso ?

Gosto de ouvir o Achtung Baby do U2 inteiro, Pills and Thrills and Bellyaches do Happy Mondays, Definitely Maybe do Oasis, Vanishing Point do Primal Scream, Grand Prix do Teenage Fanclub, Wildflowers do Tom Petty, Brick by Brick do Iggy Pop, Appetite for Destruction do Guns ...fora Beatles, Stones e outros que ainda conseguimos ouvir sem pular música ...mas, a música de hoje ...não sei se somos nós ou os artistas começaram a completar os discos enchendo linguiça e se esse for o caso, que voltem os singles, os compactos.

E vocês ????? 

Um comentário:

  1. É por isso que os melhores discos do planeta são os "Top 20 de cada mês" by Denão..rss.
    Mas é verdade. Tudo reunido, concentrado. Por mês são lançadas mais de 400 músicas legais e acima da média. Mas temos tempo de ouví-las? Me parece que não. Então....vamos ao resumão. Talvez aí, caro amigo Gel, mais uma vez imploro para você ter seu iPod. Faça suas seleções. Escolha músicas, não ponha apenas play. Bjss

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