terça-feira, 10 de janeiro de 2012

São Marcos !!! Obrigado, mas ...


Bom, pessoal esse é o meu primeiro post do ano, devendo várias coisas ainda do ano passado, que vou tratar de colocar em ordem.

O primeiro assunto é a despedida do Marcão, São Marco ou simplesmente: Marcos, goleiro do Verdão e da Seleção.

Talvez gere alguma polêmica, mas tenho conversado com alguns amigos, palmeirenses como eu, curintxiano, são paulino, talvez algum santista ...rs, sobre o que penso do Marcos.

Para mim ele foi um ótimo goleiro, mas o grande mérito dele era pelo o que fazia fora de campo, o que dizia, como agia, aí sim era realmente diferente e talvez um ídolo genial.

Dentro de campo, igual ou até melhor que ele consigo citar alguns nomes da mesma geração ou que tive oportunidade de ver jogar: Taffarel (o melhor que vi), Dida, Rogério Ceni, talvez o Zetti, mas é isso, dentro de campo, ele não foi o maior de todos. Talvez no Palmeiras tenha sido o melhor que vi, mas não na seleção, por exemplo.

Em minha humilde opinião, o Marcos virou tudo isso porque o Palmeiras, de 99 para cá nunca teve um time fodido, genial, como foram os times de 93 a 96. Tenho certeza de que se o Marcos fosse goleiro daquela época, ele seria MAIS um grande jogador a ter participado daqueles grupos, mas como ele apareceu em uma época, apesar que vencedora, não tinham gênios que decidiam jogos sozinhos com seu talento, ele surgiu numa época em que o grande gênio foi o Felipão.

A carreira do Marcos já teria valido a pena pelas duas eliminações do Curintxia nas Libertadores de 99 e 2000, onde ali realmente ele foi decisivo, defendendo até pensamento, naqueles jogos, apesar das derrotas, eu nunca vi um goleiro ter uma atuação tão decisiva como o Marcos teve naqueles 4 jogos. Mas, afinal de contas, para que serve um goleiro ??? E o que mais, tirando o Ceni, um goleiro pode fazer para ser decisivo ??? Fechar o gol, certo ? Então, sendo bem frio, apesar de tudo, o Marcos não fez mais do que a obrigação !

No jogo mais importante da história do Palmeiras (talvez perca para a decisão do Paulista de 93, quando saimos da fila), contra o Manchester, o Marcão cagou, foi decisivo, contra o Palmeiras. Por mais que se diga que o Palmeiras perdeu gols incríveis, se o Marcão não tivesse cagado no gol, talvez a história teria sido diferente. Ali, para mim, qualquer crédito dele acabou naquele momento em que saiu caçando borboleta. Ele deu entrevista recentemente dizendo que o Palmeiras treinou sempre com o cruzamento no primeiro pau e por isso ele saiu daquele jeito ... puta merda ...que desculpa bosta !!!

Mas, ok, depois ele foi campeão pela seleção em 2002 e vamos ser sinceros ... aquela seleção foi a mais bem servida em termos de goleiros, certamente fosse o Rogério ou o Dida, o Brasil teria sido campeão do mesmo jeito, sorte dele do Felipão ser o técnico e tê-lo colocado como titular. Não tiro o mérito dele, quando foi exigido, foi bem, mas para mim, ele NÃO foi decisivo, como quase nunca goleiro é, somente quando faz cagada, daí é decisivo.

E o que ele falhou no gol do Palmeiras !!!! Pelo amor de Deus, cada gol que o Marcão tomou, inclusive alguns dando a impressão de que estava cagando e andando, por mais puto ou meio boca que fosse o time, em alguns momentos deu a impressão de que ele cagava e andava.

Então, assim, para mim, o Marcos é um ídolo sim, mas a proporção que é dada à idolatria é inversamente proporcional ao time medíocre que o Palmeiras vem montando nesses últimos anos. Ele é diferente, merece estátua pelo tempo e pelos serviços prestados, não vou ser louco de dizer que ele não foi um goleiro fodido, mas para mim, que fiquei anos na fila, comemorei muito na era Parmalat e que há tempos passo vergonha, já vi tanta coisa .... o Marcão é um goleiro fodido, mas que não é mais ídolo para mim que o Evair, Edmundo e até o Jorginho Pé-Frio (gênio da época da fila), esses sim eram jogadores que tinham a capacidade de decidir um jogo, eram craques.

Marcão, você será inesquecível, pelo o que fez contra o Curintxia, mas também pelo o que não fez contra o Manchester. Injusto ???? Não acho, só não concordo com o oba-oba ... Talvez o que possa concordar é que após ou a partir de 99, o Marcos foi o maior ídolo do Palmeiras, mas que antes, na era Parmalat, certamente ele seria apenas mais um excelente jogador.

Fiquem à vontade para criticar e opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário