segunda-feira, 12 de abril de 2010

CHEGOU AO FIM ... SUPERGRASS


Estava conversando, ou melhor, teclando (booooons tempos ...rs) com a Fá no skype e de repente mamazita me fala: Supergrass anuncia o fim da banda e turnê de despedida !!!

Como assim ??????? Caramba ... daí entrei no NME e lá estava a notícia.
Ao menos é bem humorada, mas realmente uma pena, uma banda importante no cenário britpop, que tanto acompanhamos e vivemos e que tive a oportunidade de ver ao vivo por duas vezes, uma no finado Hollywood Rock em 96 e a outra no também finado Campari Rock em 2006.
Ambos os shows foram bem legais, em 96 eles ainda eram novidade para nós aqui no Brasil, tocaram na mesma noite que White Zombie, Smashing Pumpkins e The Cure.

Segundo boatos, a banda que os organizadores queriam trazer era o Blur, que acabou não dando certo e fecharam com "os quentes" do Supergrass, que fizeram um show bem animado, mas não tiveram tanta sorte com o público, que em sua imensa burra maioria havia ido para ver The Cure (que fizeram um show muuuuuito meia-boca, arrastado).

Em 2006 já era outra história, o Campari Rock é que era a novidade (estava em sua segunda edição) ...rs, foi realizado em um hotel fazenda em Atibaia, o esquema era bem legal, o público foi bem pequeno, no line-up tínhamos a como uma das grandes atrações o retorno do Mission of Burma (que sinceramente só tinha ouvido falar, não tinha idéia do que era), teve também Ira! (O Nasi foi impedido de entrar no início do evento por não ter sido reconhecido pelos seguranças e provavelmente por não estar portando a credencial...rs), que fez um show bem meia-boca, ainda na ressaca do imenso sucesso do Acústico e Nação Zumbi, que como sempre fez um show fodidaço e enquanto faziam o seu show, caiu um pé d'água absurdo, levando muitas pessoas a se refugiarem em várias tendas que haviam sido montadas no amplo espaço do festival (inclusive a Fá foi se proteger por lá...rs).

O Supergrass vinha na tour do seu penúltimo disco, Road to Rouen, um disco bem diferente do que havíamos nos acostumados com eles e eu, sinceramente, não curti muito, muito calmo, muito acústico, mas o show deles foi muito legal, apesar dos muitos momentos calmos das músicas do disco novo, mas foi legal. O som estava legal, o clima "campestre" também ajudou, as muuuuuuuitas cervejas e outras coisitas também ajudaram a aguentar o temporal e o muuuuuuuito tempo de festival !!!! O vídeo desse show é facilmente encontrado na internet, foi transmitido na íntegra pelo Terra.

Nos últimos tempos eles vinham com lançamento apenas razoáveis, como o Road to Rouen e o último, que achei fraquinho, Diamond Hoo Ha Man. Um pouco antes do lançamento desse último, o baixista Mick Quinn sofreu um acidente inusitado, caiu da sacada de sua casa por ser sonâmbulo, ficando afastado da banda por alguns meses, nesse intervalo tanto o vocalista Gaz Coombes, quanto o baterista Danny Goffey levaram um novo projeto adiante, chamado Diamond Hoo Ha Men (mesmo nome do último disco) adiante, realizando alguns shows e tendo a adição do outro irmão de Gaz, Charly no baixo, fizeram alguns shows da tour do Supergrass também (na banda há ainda o irmão mais velho deles, Rob, nos teclados).
Entre o ano passado e esse, Gaz e Danny criaram um outro projeto chamado Hot Rats, onde fazem várias covers e lançaram um cd chamado Turn Ons, produzido pelo Nigel Godrigch (Beck, Paul McCartney, Radiohead, entre outros nomes fraquinhos...rs).
No fim acabou não sendo tão surpresa que a banda acabasse, apesar de que há poucas semanas sairam detalhes das gravações de um novo álbum do Supergrass, Release the Drones, programado para sair esse ano ainda (maio) e posteriormente postergado para 2011, agora vai saber se vai sair mesmo...rs

As últimas oportunidades de os verem ao vivo são:


Glasgow Barrowland (June 8)
Manchester Academy (9)
London O2 Academy Brixton (10)
Paris La Cigalle (11)

Do Britpop, acho que o Supergrass foi um dos últimos a jogarem a toalha, uma pena.

Um comentário:

  1. Fiquei triste quando soube. Lembrei do show perfeito deles aqui no interior de SP. E...as fotos tb não me fizeram bem...eles moleques, nós, na época, tb. Hoje, todos velhos!...kkkk

    ResponderExcluir