quarta-feira, 21 de abril de 2010

Social Distortion - punk rock ???

Sábado passado, 17/04, foi o dia da primeira apresentação em São Paulo dos californianos do Social Distortion !

É uma banda que passei a conhecer a curtir em 92, quando ouvi pela primeira vez o disco Somewhere Between Heaven and Hell, ainda estava no Rio Branco e para ser bem sincero, não me lembro se foi algum amigo que mostrou o cd ou se vi algum clip no finado Lado B da MTV Brasil (bons tempos de Gastão, Fábio Massari, Kid Vinil-acho, Daniel Benevides, etc ..).

Enfim, esse é um disco que demorei muuuuuuitos anos para ter, durante muito tempo ouvi na K7 mesmo, o cd fui comprar ou ano passado ou esse ano na Second Spin (www.secondspin.com).

Ao lado do Brick by Brick do Iggy Pop, marcou como sendo um disco de rock que ao mesmo tempo que podia bater cabeça, podia dançar também.

Bom, finalmente eles vieram para cá ...rs

Fui com o Careca, Tuba e Garça. Achei que o Via Funchal fosse estar vazio e quando entrei tive uma grata surpresa, estava cheio, não lotado, mas bem cheio. Legal.


Tinha de tudo, rockabilly, punk, careca e pessoas normais...rs e tinha até bastante menina (ou mulher ou minazinhas...rs).

O show começou por volta das 22:15 com um tema instrumental e logo na sequência mandaram um Under my Thumb (tradicional cover dos Stones), o som do vocal do Mike Ness estava um pouco embolado, mesmo estando de frente para o palco, mas o som estava alto.

Logo no início já mandaram um clássico do Somewhere, Bad Luck, que o público cantou junto, por falar nisso, o público formado por proletariados ou fingidores de proletariados (diz aí Garça) cantou e curtiu muito o show.

Ahhhhh, acho que a lei anti-fumo foi pro espaço, diversos cigarros e becks acesos durante o show ... não ainda ao ponto de voltar para casa fedido, mas logo logo vamos voltar fedidos...

O Mike Ness está velho, com uma calvice bem razoável, mas com aquela pinta de motoqueiro de beira de estrada, com sua gang com Harleys estacionadas na frente do bar e com vontade de briga (sempre achei o Gigio do Matrix parecido com o Ness, mas o Gigio ainda tem cabelo hoje ...rs), mas o cara foi uma simpatia só, deu uma zoada com o público do Rio (talvez para puxar o nosso saco ...rs), chamou 3 pessoas no palco, incluindo um cover do Clemente e um moleque de 11 anos, que foi o único que conseguiu conversar um pouco com o Mike Ness.


O som foi melhorando, o calor aumentando, algumas músicas que eu não conhecia e que soaram muito bem foram: Sick Boys, Ball and Chain, Prison Bound.

Eles anunciaram que estão lançando um cd novo agora em Setembro (se não me engano) e tocaram uma música desse novo disco, Still Alive, que lembrou o Social Distortion clássico.




Fizeram dois bis e nessa parte final tocaram mais duas do Somewhere, Make Belivie, que começa só com o vocal e depois a banda ataca firme e forte e Cold Feelings.
Antes de anunciar a última música, disse que era uma música sobre amor e mandou bala com Ring of Fire do Johnny Cash e que foi lançada no disco solo do Mike Ness no fim da década de 90) e que mais uma vez o público cantou junto !!!
Assim que as luzes se acenderam, fomos saindo do show ao som do próprio Man in Black, I Walk the Line




A pergunta do título do post é verdadeira, não consigo ver o Social Distortion como uma banda de punk rock, vejo-os mais como uma banda de rock clássico, que vai do som mais sujo, para um quase country, com rockabilly ...ou seja, uma banda de Rock 'n' Roll curtido na cerveja e cigarro.

Segue o set list do show:

Road Zombie
Under My Thumb
Bye Bye Baby
Bad Luck
Don't Drag Me Down
The Creeps
Another State Of Mind
Mommy's Little Monster
Sick Boys
Reach For The Sky
Ball & Chain
Still Alive
Gotta Know The Rules
Sometimes I Do
Nickles & Dimes
Making Believe
Cold Feelings
Prison Bound
Ring Of Fire


Ahhhhh,o melhor foi depois do show, que acabou por volta da meia-noite, fomos para o Matrix, ficamos enrolando e tomando umas na frente do Via Funchal, daí o Careca se definiu e fomos para o Matrix, fizemos um aquecimento antes de entrar ...fomos eu, Careca, Tuba e Garça.
Só sei que queria ver a corrida...e vi, o final dela quando cheguei em casa, às 05:30 ...fui tomar um copo de água de mansinho e de repente quem me dá um flagra e um susto ...rs a mãe do nosso meninão ...a Fá ...rs vixi, levei mó bronca ...o dia raiando, eu com aquela cara ...rs, mas ao menos vi o fim da corrida ...hahahahaha

Foi uma puta noite legal !!!!!

3 comentários:

  1. Eles não tocaram I was Wrong???? Porra, comecei a curtir SD por causa dessa música...

    ResponderExcluir
  2. Pô Milton, não tocou e lembro que foi com essa música que eles estouraram aqui, por volta de 96/97 e olha que I was wrong passa longe de ser legal ...rs

    ResponderExcluir
  3. Puta show lindo..no melhor estilo 'os brutos tb amam'!
    Mas...falar o q do Matrix....nós estamos vivos, porra! Dançamos...bebemos, pulamos, cantamos e sorrimos, sempre juntos. Fizemos nossa festa, nos curtimos muuuito!
    Muito obrigado, Gel, Tuba e Garça!!!

    ResponderExcluir