quarta-feira, 14 de março de 2012

Eterna discussão sobre gosto musical - vale a pena participar ou acompanhar !

Um comentário sobre o line-up divulgado ontem do Reading e deu-se início a mais uma acalorada discussão sobre música com meus amigos via e-mail ... pessoalmente também com certeza ...hoje já liguei para o Denão para discutir o assunto ...rs

Denão, seguindo a orientação do seu advogado ...sem censura ou edição !!! Mas, vai sem áudio do Foster Quem e nem vídeo para a Carol ver no trabalho, afinal, ela está no trabalho, não é ?! ...rs

Vejam algumas opiniões nessa troca de e-mails ...

Eu - Gel (fora o que postei aqui):

Dando uma olhada, não dá impressão que estamos ficando sem muitas opções ???? De verdade, os palcos secundários parecem mais interessantes, mas mesmo assim achei bem meia-boca, não seria um line-up que eu me mataria para trazer a um festival que eu produzisse. Para mim de longe, o último dia é o mais legal.

Careca:

Achei q vc pontuou tudo q te agradou ou te incomodou. Tem de ser respeitado!

Sobre o Reading, metade das bandas eu não conheço. Aí a dúvida..fiquei velho, perdi o bonde ou são tão meia-bocas como aquelas bandas q tocavam cedo na nossa época tb?

Gordo, se vc entrar nessa vc vai perder seu emprego..kkk

Deixa q a Mel fala por vc!

Eu - Gel:

Acho que ficamos velhos ...só o seu irmão e o Tuba são jovens ...ele e o Jovem do Chico Anysio !!! Hoje em dia é muita banda e informação, não dá tempo de curtir como curtíamos antes. Em 92 eu tenho certeza de que vc sabia o que era e curtia Teenage Fanclub, hj não dá tempo de curtir Foster The People ou qq outra bandinha nova ...pq logo elas são passado e não deu tempo de conhecer ...essa é a verdade para mim.
Por isso hj dou valor para o cara que em 92 dizia que Deep Purple era bom e tinha nossa idade hj, pois ele teve tempo de curtir aquilo ... . Por isso dou valor para nós que dizemos que Teenage Fanclub é do carajo ... porque tivemos tempo para acompanhar o desenvolvimento da carreira deles. Para mim, acho que parei em Strokes, Hives, Black Rebel , Franz Ferdinand ... as mais atuais não sei quem está na ativa e o que faz !


Denão:

Sem opcao para o Reading?
Vc eh um tonto, fala ai Tuba?!

Olha isso que "fraco".
The Cure, Crystal Castles, Foster The People, Kasabian, Vaccines, Odd Future, Miike Snow e Azealia Banks.
Gel, vc ta dopado!


Careca:

Espera aí.....vcs não vão me AFIRMAR q essas bandas novas citadas são excelências! São boas bandas q fizeram, em sua grande maioria, um bom disco, ou tem 2 boas músicas. Tem uma grande distância disso e de uma banda, de fato, reconhecida por toda uma obra, e q valida a participação como destaque num grande Festival. Há uma máxima antiga, do nosso tempo (sic!), q para mim continua valendo: vou esperar o "segundo" disco dessa banda para ver se eles são bons mesmo! Do jeito q vc fala, dá a impressão q nessa mesma época, ano q vem, essas bandas novas ainda vão existir, em sua grande maioria! Não vão não! Quem tocou no palco principal no Reading ano passado ainda vive? NÃO!


Eu - Gel:

É isso aí Careca, esse é o meu ponto de vista e acabei de mandar um e-mail sobre isso. Ficou superficial a boa banda de hoje, por isso que tenho o pé atrás com os hypes do Lúcio Ribeiro, do Denão, da Billboard...rs ...nunca tem o oba oba do segundo disco, raríssimos são os casos, só qdo estão para vir para algum Popload ...
Denão:
Gel, zuei vc porque pediu pra analizar o lineup do Reading. E depois vc comparou com o Coachella.
Ai sim. O Coachella e tantos outros festivais estão com bandas melhor. Se formos comparar com outras edições, o desse ano também vai perder pra várias edições anteriores. Eu vi sobre isso no seu blog sim, tratante. Aliás entro lá todo dia e vc sabe.

Em vários momentos foi dito aqui que no show do Morrissey o que vale é estar lá curtindo o momento e foda-se o video das vacas sendo mortas e camisa Assad is Shit. Pois bem....é mais ou menos nessa linha que não concordo muito avaliar a escalação de um festival por ter uma "carreira consolidada" ou se "ano que vem eles estarão lá novamente".
Vamos curtir o momento. E o momento é bom demais! Pelas pessoas dessa lista, tenho a certeza que o Tuba está bem atualizado do atual cenário.
E sem ofender os Gel e meu irmão, mas de repente vcs estão velhos sim. Por que esta desconfiança que o Foster The People vai "morrer" amanhã? E dai? Tem várias outras e terão mais ainda ano que vem. VAMOS SIM CURTIR O MOMENTO!

Todos nós aqui vibramos recentemente com Strokes e White Stripes nos primeiros álbuns. Vamos curtir o show dos caras na hora. O que não podemos é ficar coçando a cabeça e perguntando: puxa, mas esse vocal ai do Strokes é tipinho. Não é melhor que o do fulano que já tem 10 anos de estrada. Que bobagem!

Foster The People fez ano passado o melhor álbum de rock em minha opinião. Vaccines não fica atrás.
Kasabian é maravilhoso!
Odd Future...ok vai, só eu vou gostar. Mas há 2 décadas só o babaca aqui curtia Public Enemy. Hoje, qualquer pessoa diz "ohh claro claro...Public Enemy...puxa, os caras tinham atitude...ohhhh". Os críticos que fazem os top 100 ábuns ou o top 100 bandas dizem "ohhh Public Enemy....nossa....que discurso....vc tem que ouvir o álbum x antes de morrer...ohhhhh". kkkkkkk

Não podemos misturar preconceito com gosto. Se ouvirem e acharem uma bosta essas bandas novas, aí tudo bem obviamente. Detestou Foster The People? Ótimo, não escute.
Eu - Gel:
Quer zoar, vai trabalhar no Pânico ou no Zorra Total, palhaço !!!! hahahaha
Denão, eu chamo de gosto ... e sim, eu e seu irmão dissemos que estamos ficando velhos, não me sinto ofendido ... só acho que é um line-up que não me atrairia para o festival ...como eu disse, até iria para o último dia ... inclusive comentei que os palcos secundários parecem estar mais interessantes, mas ... não vejo graça mesmo nas bandas novas ... lembra muito quando estourou Arctic Monkeys, todos tocando a mesma coisa ... e veja, hoje eu considero o Arctic Monkeys uma banda bem legal, principalmente por causa do último disco, ou seja, vieram como mais uma bandinha das muitas que estavam surgindo e ficaram.
Denão, vc é eclético, adora pop, gosta do momento ... eu tb gosto do momento, mas estou de saco cheio de bandas que soam iguais, tocam iguais e 3 meses depois ...vc nem ouve falar deles ... porque morreram, não seguiram adiante !!
Tô velho e feliz !
Careca:
Denis, não entender é uma coisa. Fazer força para não entender é outra. Seus argumentos são absolutamente entendíveis. E vc deixa claro q não entendeu os nossos. Tem q aceitar q fazem sentido. Ninguém deixa de ir num show pq é o show do primeiro disco da banda. Se o disco é legal, vamos no show. O q colocamos em questão é o quanto vcs colocam essas bandas como maravilhosas. Para mim, muitas dessas bandas são Projetos e não bandas. E Foster the People é legal, algumas coisas bem legal. Rock? NUNCA! O Tuba avançou um pouco o sinal pq teve q curtir esse novo território para ser companheiro da Flávia e acabou gostando. Mas sabe q não é rock. E pq não desconfiar da banda q faz um disco bom e só, ou daquele jogador q joga bem uma temporada e só? Segundo Nietzsche, para entendermos bem as coisas é preciso fazer como as vacas, ruminar...
Denão:
Ainda não ouvi o álbum do Nietzsche..rss

Dã, o que precisa ser aceito é que o MODELO DE NEGÓCIO mudou.

Não existe mais o "teste do segundo álbum". Não existe mais a dita "carreira" do artista.
Hoje os artistas aparecem rápido demais. E da mesma forma vão embora.

O Gel deu um bom exemplo: Howler. Fomos no show do Howler e.......e grande chance de nunca mais vermos ou até mesmo ouvirmos essa banda.
E por que? Porque hoje é assim. A internet nos traz diariamente maravilhas sonoras. E estas são engolidas por novas e por novas e por novas.

Falando num grosso modo, não teremos mais o primeiro álbum do Coldplay e depois de 2 ou 3 anos o álbum novo.
Não tem mais isso.

É muito simples.
Ou hoje você gosta de Howler, Clayton The Idiot, The Tuba is Dead e Ting Tings ou você gosta das coisas "antigas".

Me cite uma banda no auge e na atividade com álbuns, carreiras e tudo mais. Só existem duas: Foo Fighters e Coldplay.
O resto não é "banda grande". E este novo MODELO DE NEGÓCIO, não permite que apareçam mais bandas grandes. Não dá tempo. O consumo é imediato.
Agora concordar ou não é de cada um. Gostar então, putz, é muito particular.

É sério, se você ficar esperando o "teste do segundo disco", tá na lama.

Eu - Gel:

Agora com esse e-mail do Denis fica mais fácil entender o pensamento dele ...que acho que está certo, mas como eu adoro o modelo antigo de negócio, de ouvir música !!!
Careca, por isso eu digo NÃO ao mp3 e ao ipod e sim ao meu disc player ... uma pena terem roubado minha disqueteira ...como era legal separar os discos para colocar na disqueteira !!!!! Por isso continuo comprando cd ... música para mim não é descartável, meu gosto não é descartável ...com música eu sou materialista, quero ter nas mãos, curtir aquela merda de cd !!!
Eu quero ter tempo de curtir um banda, quero poder gostar do primeiro disco e esperar por alguma novidade deles ... Estou cansado de tanto Ribamar na música nova, prefiro um Neto (jogador, claro) a um Ribamar !!! Quem é Ribamar ???? Quem é Foster the People ???!!!!
Puuutz, como chama aquela banda mesmo que tocou pra caralho ....semana passada e eu amava ???!!!! Eu não quero isso, claro que quero ouvir coisas legais, mas quero acompanhar uma história, um desenvolvimento ....
Careca:
Mais uma vez vc não quis entender. Quando eu disse q estou esperandoo segundo disco dessas bandas novas, quero dizer mais do q "se eu gostar do segundo disco é tão eventual quanto gostar do primeiro". Numa análise do acúmulo da obra, há uma mudança mais significativa do q 1+1. A durabilidade das coisas, hoje, torna-as descartáveis. Ainda há sim bandas q apostam num vínculo maior com seu público. Black Rebel é uma delas. Arcade Fire é outra. Strokes é mais uma. Rapture...e se quiser te dou mais mil nomes, só das q eu gosto. São bandas com "dez" anos de estrada, q apostam numa carreira, q lançam segundo disco, q, portanto, criam uma identidade e proporcionam o surgimento de desdobramentos q daí vem. É disso q estamos falando! Em relação às bandas de massa, sempre desprezei elas e vc sabe melhor do q ninguém q nada sei delas. Das bandas novas, já está por demais sabido q não haverá o segundo disco. Isso não é nenhum problema. Mas não dá para dizer q a banda é maravilhosa...puta banda! O sintoma é aquele q descrevi na msg passada: quem tocou no Reading ano passado mesmo? Nos lembramos de quem tocou no Tim do RJ!
E, com isso, eu e o Gel dissemos q esse modelo não nos "enche" de emoção! Não entusiasma ninguém, me perdoe! É como se o Neymar tivesse ido jogar na Europa ano passado, para os santistas. Q puta graça, né? É exatamente como conversar com seu filho e ele, enquanto te ouve (pq não interage...não estou falando do Diego, estou falando da essência do jovem atual), sem olhar para vc, ao mesmo, tempo, continua apertando as teclas de algo q o conecte com alguma rede social! Ninguém sai fortalecido daí! Nem vc, nem seu filho, nem o assunto, nem nós, nem a banda...
O modelo é outro, frágil, vulgar. O Rock trouxe para sim a possibilidade de êxito para bandas q acertaram a mão apenas uma vez na vida. Se fosse só isso, tudo bem, Mas daí virarem grandes artistas, sinto muito, falta muuuuuuuito! Podemos resolver a questão dizendo q os grandes Festivais não são mais grande, são na verdade aglomerados de descatáveis de tal ano! 'Grande' me sugere outra coisa!
 Denão:

É que você demorou demais pra se posicionar.
Ficou clara sua resposta.

Das ótimas bandas que você citou (Arcade Fire e Rapture), realmente tem anos de carreira, mas o fato é que não são "bandas grandes".
No porte deles sim, como vc disse, podemos citar muuuuuitas outras mesmo.

Acho que além do blog, essa conversa também deveria parar no Sujinho.
Grande chance do Clayton se desculpar com o Gel pessoalmente.

Eu - Gel:

Então, mas não estamos falando de banda pequena virando grande e nem esperamos mais que isso aconteça ... infelizmente o teto é mais baixo hoje, inclusive só de uma banda ter uma história para contar já a torna especial e interessante ...
Denão, que não haja apenas o hoje, que exista o amanhã porque teve um ontem ... é isso o que me apaixona na música e que me faz continuar consumindo ..., mas principalmente acreditando e confiando em quem consegue escapar e sobreviver ao hype e olha que isso não precisa levar mais 2 anos ... meses são suficientes para mostrar se alguém escapou ou sucumbiu !


Careca:

Ué, mas como vc fez com o Gel....quem está falando de bandas grandes? Estamos falando de bandas, e das coisas dessas bandas! Defina logo sobre o q quer conversar! Se falarmos só de bandas grandes, o Reading vai ter Cure e FF, no máximo!
Eu topo ir no Sujo!

Denão:

Exato, Dã.

E é por isso que o Gel e talvez você tenha achado o Reading com o lineup fraco.
E vão achar pra sempre fraco. Só vai ter bandas de carreira curta e vão colocar lá um The Cure da vida. Sua última frase diz isso "Se falarmos só de bandas grandes, o Reading vai ter Cure e FF, no máximo!"

Deu pra entender agora? 

Careca:

Vc se enganou, eu não achei o line-up fraco, eu achei muuuuuito fraco! Primeiro pq o Cure no palco não é lá essas coisas. O FF não é lá essas coisa em lugar nenhum! As outras bandas só tem "caixa" para serem bandas de abertura!
O Reading não foi criado para ser o q é. Minha crítica é principalmente essa! Tinha q ter outro nome, outro modelo de exposição das bandas...outra coisa. A ruptura, no meu entendimento, se fazia necessária nesse caso. O q está acontecendo é similar à tentativa de retorno de Woodstock. Pífio acontecimento! Inclusive, baseado no conceito de 'ligeiridade' das coisas, é q um festival de veveria ser inventado e ocupar um espaço ocupado pelo "dinossauro" Reading, feito para bandas q fazem discos e criam identidades! É o nome produzindo idéias, imagens! Taí o problema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário