sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O fim das lojas de cds

Até postei um pouco sobre esse assunto no Facebook essa semana.

Quarta-feira dei um pulo rápido no Shopping Paulista, tinha passado por consulta no HCOR e aproveitei que foi rápido e já tinha gastado uma folhinha de Zona Azul e fui à Saraiva. É uma loja muito bacana e tal, mas ... onde está o espaço da música ??? Onde estão os meus cds ??? Onde estão aqueles box-sets tão lindos que tinham espalhados por lá ????

Caramba, no fundo da loja, onde fica o "departamento" de música ao menos duas prateleiras antes dedicadas aos cds agora estão tomadas pelos games (cartuchos ????) e acessórios de telefonia e informática. Os box-sets que haviam por lá sumiram !!! Será que fizeram uma queima de estoque ????? Lembro de uns do Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Duran Duran, Queen, Elvis, entre outros e não estão mais ali.

Outra coisa, até na organização os caras estão começando a ficar parecidos com os Supermercados. Antes tinha a parte de cantor, cantora e bandas internacionais, agora todos estão no mesmo segmento: Pop-Rock Internacional e pior, muita coisa fora de ordem. A parte nacional está dividida assim: Pop-Rock Nacional e MPB, onde nessa última vai de tudo: MPB, Pagode, Axé, Sertanejo, etc. Acho que o único nicho que não foi muito atingido foi de Jazz e Clássico, mas o resto ...virou literalmente resto !!!

E isso não é só Saraiva, a própria FNAC também não tem cuidado tão bem da parte dos cds. Quem conhece a FNAC (eu mais a de Pinheiros) sabe como eram zelosos com a parte de cds, que praticamente ocupava todo o sub-solo e, agora, parece que ocupa menos da metade do espaço, tendo perdido terreno para os DVDs, Blu-rays, camisetas, bonecos, área infantil...e fora que a questão da organização ali virou um pouco de caos, ainda bem que os funcionários gostam de música e sabem te ajudar a localizar algo que está perdido no meio daquela confusão.

E as lojas de rua então ???!!!!! Onde foram parar ????? Outro dia passei na frente da Laserland da Rebouças e tinha a faixa de 60% de desconto, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi: Fodeu, estão fechando !!!! Parei e entrei e fiquei conversando com o André, um cara atencioso pacas e que me explicou que nessa época do ano rola a liquidação anual deles. Uuuufa, foi um alívio saber que ainda restaria a Laserland !!! Mas, é incrível, a Nuvem Nove, super tradicional na Clodomiro Amazonas fechou, a Zaccaras na Cardoso de Almeida virou mais livraria que loja de CD (bons tempos em que passava horas batendo papo com o Lúcio na loja), tinha uma outra, que não vou lembrar o nome, na esquina da Renato Paes de Barros com a Tabapuã, tinha a Planet Music da Rebouças (tinha algumas em alguns shoppings - em Ribeirão Preto diziam que a loja era do Raí), não podendo esquecer da loja que era cara pacas, de playba de shopping (Iguatemi), mas que era uma puta referência, a Hi-Fi...como podem ver, TINHAM, pois elas não existem mais.
Acho que o que sobra hoje é a Laserland, a Music Box (não sei se tem ainda na Villaboim), mas ACHO que ainda tem no Shopping Morumbi (no Paulista sei que não tem mais há anos) e só !!! São heróis da resistência, com funcionários que gostam de música, que não querem deixar que a música deixe de existir fisicamente.

Não vou entrar no mérito do custo, isso é uma outra longa discussão e que obviamente ajudou e muito a deixar o espaço físico nas lojas dedicado à música cada dia menor. O que queria entender é: as pessoas deixaram de gostar de música ? As pessoas não gostam mais de ter o encarte para ler as letras, créditos, ver as fotos, a arte gráfica envolvida no projeto ???? Eu tenho uma coleção de mais de 2.500 cds e vou morrer comprando cd ...adoro isso, adoro as caixas, edições limitadas, acho um tesão abrir um cd da embalagem plástica, pareço criança quando compro um cd ...venho no carro abrindo a embalagem ...é demais !!!!
Não suporto MP3 ... claro que ouço, claro que baixo, mas não é por isso que deixo de comprar, de buscar o disco físico !!! É demais ... tenho quase certeza de que ouvi tudo que tenho de físico, assim como tenho certeza de que não ouvi nem 10% do que tenho baixado e quem me conhece sabe o quanto gosto de música e uns 90% do que baixo são shows ... mas, não tenho saco para ouvir MP3. Por isso que ainda não me convenci da utilidade de um Ipod ... tenho um celular muito bom e de vez em quando ouço música e vejo vídeo nele, mas não substituirão os meus cds. Para mim tem coisa que ouvi em MP3 e depois comprei o cd ....meeeeeeu, como melhora o som para os meus ouvidos ao som do cd normal !!!!

Para mim o MP3 faz com que você perca o foco, é muita coisa nova, muuuuito volume de informação e acaba não te envolvendo ...vira mais quantidade do que qualidade. Para mim é quase igual à pessoa que "gosta de ouvir um pouco de tudo" ...ahhhhhhh, faça-me o favor ... ouvir Metallica e Michel Teló na sequência ou Exaltasamba e Pink Floyd ...ahhhh, pelo amor de Deus ... é melhor dizer: Não gosto de música, não conheço, ouço qualquer merda e para mim está ok ....rs.

Bom, é isso ... acho que para um volta até escrevi um pouquinho, né ?! Talvez tenha ficado longo, mas pode ter certeza que ficaria muito mais ...facilmente eu misturaria os assuntos aqui ...rs

Valeu !!!

Um comentário: