domingo, 28 de novembro de 2010

Paul McCartney - Day One - 21.11.10

E eis que finalmente chegou o dia esperado !!!!! Sir Paul McCartney chegou !!!

Poxa, primeiro de tudo, puta ingresso bonito, hein ?! Fazia tempos que não havia ingresso bonito, tudo naquele padrãozão Ticketmaster, mais sem graça impossível !!!!

Como estamos com o Gustavão recém-nascido (completou 2 meses dia 25/11), deixamos para seguir ao Morumbi em cima da hora.
Os nossos amigos Sérgio e Tati vieram visitar e conhecer o Gustavão e como moram próximo ao Morumbi, nos deram uma carona, pois a idéia seria ir de taxi, então saimos de casa às 20:50, chegamos na Praça Roberto Gomes Pedrosa às 21:05, VALEU SÉRGIO E TATI !!!! NOS SALVARAM A PELE !!...rs (tá aí o agradecimento, Sérgião ! ...rs).
Corremos para a fila (que acho que furamos, mas não foi bem de propósito, aconteceu ...rs) e acho que estávamos no gramado às 21:15/21:20, entramos pelo portão 4, ou seja, saimos de frente para o palco, do outro lado do gol e já fomos nos posicionando à esquerda do palco, o Milton e meu tio Maurício estavam do lado direito, mas quando eu e a Fá olhamos, o lado direito estava inviável.

Daí nem olhei para o celular, a chuva que estava prometida pela previsão não deu as caras e a Lua estava cheiona, bonitona demais !


E eis que de repente ele entra no palco e os acordes da música Venus and Mars/Rock Show começam ...puta merda, ele está entre nós, novamente, depois de tantos anos !!!!! Sendo bem sincero, não sou um grande conhecedor da carreira solo do Paul, mas logo na sequência vem Jet (essa eu conheço) e daí, para nosso delírio vem All my loving ...putz, vi nos olhos da Fá a emoção em estar ali, mesmo com a cabeça aqui em casa, por conta do Gustavão, que ficou com a minha sogra (não posso me queixar da minha sogra, apesar de que sempre arrumo um motivo-bom, para me queixar ...rs).

E o tamanho da simpatia dele !!!! Impressionante !!! Logo tirou o paletó azul e ficou com o seu atual uniforme: camisa branca e suspensórios !!! Classudo fodido !!!!!! Vê se aprende Jô !!!!!!!!!!!...rs




























 


E quando empunha pela primeira a guitarra no show, puta guitarra linda, vermelhona, toda psicodélica, para tocar Let me roll it (lembro bastante dessa música do show do Pacaembú) e emendou um trecho de Foxy Lady, daí temos ele indo ao piano para tocar The Long and Winding Road e o público vai pirando...




Logo chegamos ao set acústico, que incluiu And I love her e Blackbird. Meu, vai arrepiando só de lembrar, muito emocionante, você olhava o Morumbi, iluminado por celulares (onde foram parar os isqueiros ??? ...rs).

E o que eram aqueles 3 telões gigantes, um centralizado no fundo do palco e outros 2 nas laterais, absurdo a clareza da imagem (deve ser de LED ...rs), o palco impressionava pelo tamanho, assim como a iluminação do palco e nas arquibancadas, em toda a parte superior havia iluminação, que ia bailando conforme o Paul tocava. E a banda dele ??!!!! Demais, fodida !!! Estão juntos há quase 10 anos, da antiga banda que veio ao Brasil (ainda com a Linda presente) sobrou apenas o tecladista/multi-instrumentista Paul Wix Wickens. Os 2 guitarristas (Brian Ray e Rusty Anderson) fazem um trabalho incrível, mantém intacta a obra de Paul nos Beatles e também na carreira solo, o que não significa ser músicos de banda cover ...rs e o batera, Abe Laboriel Jr., é um caso à parte !!! Digamos que o rapaz, um negão, forte e grande, parece um gigante em frente à bateria, faz várias vezes os backing vocals e durante o show tem o seu momento de destaque, quando faz umas dancinhas durante a execução de Dance Tonight, do último álbum de estúdio de 2007, música muito legal também, com um clima bem para cima e sim:
Everybody gonna dance tonight
Everybody gonna feel alright
Everybody gonna dance around tonight
E dançamos juntos com o Abe a noite toda e também nos emocionamos.


E a primeira parte do show tem mais canções solo de Paul do que a segunda parte, que é aberta com o palco praticamente vazio com Eleanor  Rigby, tão crua e simples e mesmo assim muito emocionante ...daí em diante foi um desfile de Beatles e sendo bem sincero, era o que queríamos ouvir e curtir.
Quando ele pega o famoso ukelele (primeira vez em que ouvi falar desse instrumento foi na turnê de 2004, acho, quando ele passou a fazer a homenagem ao George) fiquei doido, sabia o que vinha pela frente: "Essa canção é uma homenagem ao meu amigo George"...rs SOMETHING !!! Poxa, aquele início só no ukelele...realmente uma bonita homenagem e quando a banda entra matadora no meio da música....WOOOOOOOOOOOOOOOOOW !!!!!

Não lembrava que ele tocada A Day in the Life, só é a música que eu mais gosto e a que mais me emociona dos Beatles e lá veio ele tocando ... cara, aquela história: qual o momento mais brilhante do show ?! Difícil escolher, não é ? Mas, hoje, aqui escrevendo ...sem dúvida alguma foi A Day in the Life, rolou até o despertador que nos faz WOKE UP, FELL OUT OF BED ...rs e quando o AH AH AHHHHHHHH vai aumentando, ALL WE ARE SAYING IS GIVE PEACE A CHANCE e bexigas brancas são soltas no meio do público (e o mais legal, tudo idéia dos fãs, não teve nada da produção do show nisso!!), a iluminação lateral dando um show também.

Na continuação Paul foi para o piano e tocou Let it be e na seguinte houve um show, que paulada !!!! LIVE AND LET DIE !!!!!! Fui ver Guns esse ano e de novo, o Paul McCartney tocando Live and Let Die consegue ter mais peso ...e os fogos e o fogo no palco, as imagens cortadas de forma alucinante nos telões e o público indo ao delírio, loucura, caos, que terminou com o Cavaleiro do Império Birtânico com os dedos nos ouvidos e fazendo caretas de "caramba, que loucura, que som alto"...rs, os guitarristas se limpando dos resquícios dos fogos ...de novo, impressionante a vitalidade do vovô Macca.

Tivemos o karaokê de 64.000 pessoas em Hey Jude, até a Fá cantou ...rs, por mais que enjoe Hey Jude, não tem como não acompanhar o coro, a comoção é grande e acabamos entrando no clima felizes ....

Ahhhhhh, e para quem fala que o show e o andamento das músicas são quadrados, quase não li ou ouvi falarem sobre a acelerada que ele deu em Paperback Writer, deixando-a nervosa e mais roqueira ainda !!!!!

Bom, durante o show fizemos ligações de verificação para casa, e segundo D.Odete, estava tudo em ordem, Gustavão havia tomado o tetê e estava puxando o ronco, daí ficamos mais tranquilos e curtimos mais ainda ao show.

E o fim estava chegando ...estava louco para ouvir e ver Helter Skelter, mas um pouco antes, acho que no meio de Day Tripper começamos a ir para trás, para podermos sair rapidamente quando acabasse o show para pegarmos taxi ...e no meio do caminho rolou Lady Madonna e o que vi foi muito legal, vááááários vovôs e vovós dançando alegremente, ao lado dos filhos e netos. Poxa, que cara consegue fazer isso, unir gerações dessa forma ?! Hoje, talvez só os Stones, bom, discussão para outra hora...rs

Antes do bis rolou aquele momento de média com o público brasileiro, Paul e a banda entraram com a bandeira do Brasil e do Reino Unido, que foi legal, diferente do padrão de pegar uma bandeira jogada pelo público ...até nisso foi diferente ...rs

E quando já estávamos na rampa de acesso, bem em frente ao palco, começa Helter Skelter !!!!! FODIDA, FODIDAÇA !!!! Guitarra rasgada, vocal rasgado, cantado lá em cima pelo senhorzinho de 68 anos, pancada forte, eu acho Helter Skelter o pai/avô do grunge e ao vivo ganha um peso sensacional, as imagens psicodélicas nos telões laterais, muito louco !!!!!

E ficava faltando a despedida do Sgt.Peppers ...e claro que não faltou ...Billy Shears se fez presente na despedida, e no telão passava imagens da abertura maravilhosa do Rock Band Beatles ....que fim maravilhoso !!!


Foi uma noite mágica, noita para guardarmos na nossa memória de imagens, sons, sensações ...realmente algo que vai demorar anos para sair das mentes daquelas 64.000 pessoas que esperaram a vida toda por esse momento ou como eu, que esperou 17 longos anos (para quem tinha esperado esse tempo para ver o Verdão campeão ...rs - acho que 17 é o número mágico, hein ?! ...rs) !!!!

Ahhhh, conversando com meu primo e meu tio, eles chegaram por volta das 16:00 e quando estavam indo para a fila, começou uma movimentação grande em frente ao Morumbi, de repente batedores da polícia e um carro para na frente do estádio, abaixa o vidro e quem sai com meio corpo para fora do carro ?!!! Sim, ele, Sir Macca saudando seus súditos fãs ....imagino o que meu tio Maurício deve ter sentido na hora !!!!

Enquanto isso estou esperando minhas pulseiras da área VIP, viu Denão, meu "sócio"!!!!!

O set list do primeiro dia foi:

- "Venus And Mars" / "Rock show"
- "Jet"
- "All my loving"
- "Letting go"
- "Drive my car"
- "Highway"
- "Let me roll it / Foxy lady"
- "The long and winding road"
- "1985"
- "Let 'em in"
- "My love"
- "I've just seen a face"
- "And I love her"
- "Blackbird
- "Here today"
- "Dance tonight"
- "Mrs. Vandebilt"
- "Eleanor Rigby"
- "Something"
- "Sing the changes"
- "Band on the run"
- "Ob-la-di, ob-la-da"
- "Back in the U.S.S.R."
- "I've got a feeling"
- "Paperback writer"
- "A day in the life" / "Give peace a chance"
- "Let it be"
- "Live and let die"
- "Hey Jude"
Bis 1:
- "Day tripper"
- "Lady Madonna"
- "Get back"
Bis 2:
- "Yesterday"
- "Helter skelter"
- "Sgt. Pepper's lonely hearts club band"


Um comentário:

  1. Oi, Daniel; bacana o seu relato! foi tudo isso aí, mesmo!!! fazia uma semana que estava numa ansiedade tremenda! tremedeira, garganta seca, todo travado! chega o dia, neste bendito portão, vejo o Paul na nossa frente, até falei pro Milton: vou embora, pra mim já valeu!!! nem imaginava ainda o que estava por vir! DEMAIS MESMO!!! Obrigado, Daniel, obrigado Milton e Marília, obrigado Fabiana, Gustavo e acima de tudo, OBRIGADO MEU DEUS!!!!!

    ResponderExcluir