segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Chico Science e Nação Zumbi - 15 anos !!!!!

Não lembrava que fazia tanto tempo ...caramba, 15 anos ... 2009 é o ano em que se comemora os 15 anos do lançamento de um dos discos mais legais da história.
DA LAMA AO CAOS

Ainda eram tempos de clipes na MTV, lá era a plataforma dos grandes lançamentos, fosse do mainstream fosse do underground e o underground brasileiro deu uma movimentada bem grande entre 92-96, época do surgimento de bandas como Skank (abrindo a porteira), Pato Fu, Raimundos, Mundo Livre S/A, Planet Hemp, J.Quest, Charlie Brown Jr.(odeio essas duas últimas, mas não podemos negar a história), mas a banda que mudou, radicalizou e trouxe algo de novo para nós que gostamos de música e estávamos vivendo um período em que os grandes dos anos 80 estavam iniciando a curva descendente, foi a turma de Chico ... Chico Science e Nação Zumbi.

Poxa, me lembro até hoje de ter ficado louco com o clipe e o som de "A Cidade", pensei, que legal esse som, não deve nem ter o cd ainda para vender. Um pouco mais tarde fui ao Carrefour do recém-inaugurado Shopping Butantã e o que vejo lá ? Sim, já estavam vendendo o cd e por incrível que pareça, naqueles tempos encontrava-se algo legal no Carrefour ...sim, havia cd sendo vendido lá ainda também ...bons tempos. Comprei na hora !!!!!!
Mesmo curtindo tanto Chico Science, acabei vendo poucos shows deles, acho que foram 3 ou 4, ainda tenho o canhoto desses shows (de 2 ...rs), estão entre os melhores shows que já vi, olha que a quantidade de shows que vi é grande e continua a crescer, mesmo nesses períodos de crise, um foi a festa de candidatura do Turco Louco para sei lá o que em 96, foi feito no Galpão da Lapa, que puta confusão, que zona ...lembro que nesse fui com o Lecão, Gordão e Alemão. As histórias desse show são grandes, algumas não tenho como confirmar a veracidade, outras eu ainda lembro, mas ... o que conta é que foi um puta show maluco, todos estavam muito loucos, público e eles, um dos percussionistas (acho que saiu, era um negão cabeludão) estava tão chapado que mal ficava em pé, tocava meio tombando, incrível, o show deve ter começado lá pelas 02:00 ou 03:00 da manhã ... incrível !!!


O outro show foi no Olympia (que saudade!!- O Olympia apresenta suas próximas atrações: Didi e sua turma, Julio Iglesias, Ray Conniff e Orquestra), que show absurdo ...o que a gente pulava ... lembro de ter ido com o Lecão, Dida(de braço quebrado e puta da vida...hehehe) e Gordão, o que a gente pulava, a sensação era de que o teto bateria na cabeço se o pulo fosse um pouco mais forte ...hehehe

Lembro-me até hoje quando numa segunda-feira estava me preparando para mais ir trabalhar e ouvindo o Jornal da Manhã da Jovem Pan AM e de repente anunciam: o cantor pernambucano Francisco de Assis, o Chico ...daí pensava: "César, César, César", continuava o narrador: Science morre em acidente de carro em Recife. Puuuuuuuuuta merda, não podia acreditar ...que tristeza, lembro que minha irmã e o Batata estavam a caminho de Recife para participarem do Carnaval, justamente naquele ano Chico iria abrir o Carnaval e seria uma das principais estrelas, até num ato de protesto contra o axé do É o tchan, mas que cacete ...ele morreu.
Inacreditável, acho que baque igual a esse só a notícia de overdose do Kurt Cobain um pouco antes de seu suicídio. Para mim ali, com a morte de Francisco Ciência acabou-se a esperança no surgimento de algo novo, de um movimento, de uma revolução sonora dentro do rock brasileiro.
Bem triste mesmo.


A Nação Zumbi se reergueu, manteve-se unida e continuou a luta. Infelizmente o vocal chuchu (grande observação do meu amigo Careca) do Jorge do Peixe tira um pouco da energia da banda, que ao vivo continua sendo uma das melhores que existem, impressionante o som que sai desses caras ... a guitarra do Lúcio Maia, o baixo pesado e suingado do Dengue, a percussão e a bateria completam a massa pesada.


Dito tudo isso, queria comentar que nessa sexta-feira, 18/09 haverá no Palace (sempre será Palace para mim, pô, tenho 34 anos !!!), digo Citibank Hall o show em comemoração aos 15 anos de lançamento desse marco histórico que é o Da Lama ao Caos, a Nação Zumbi apresentará o álbum ao vivo na íntegra, contará com algumas participações especiais, tais como: Otto, BNegão, Fred 04. Na verdade será um evento chamado Conexão PE, além da Nação, haverá shows de 2 outros artistas (Ortinho e Projeto Guizado) e apresentação de 2 curtas-metragens no intervalo dos shows (incluindo um chamado "O Mundo cabe numa cabeça" - sobre Chico). Está marcado para começar às 22:00, pista custa R$ 40,00 (inteira). Eu comprei o meu ingresso, antes estarei no Credicard Hall conferindo o show da lenda do rock Jerry Lee Lewis, que também começará às 22:00, mas estou apostando que o show dele acabará por volta das 23:30-00:00 e de lá pegarei a Fá e irei para o Palace, acho que corro o risco de ver o show da Nação inteiro, mas não poderia perder esse show, sempre quis ver e ouvir o Da Lama ao Caos inteiro ao vivo.

Fica dada a dica, acho que vale muito a pena ir...se tiverem disposição, nos 2 shows, afinal são shows que têm tudo para serem históricos !!!!
Te vejo lá !!!!

Desculpem se o post ficou grande, mas eles merecem ...na verdade ficou bem menor do que deveria ...hehehehe

Um comentário:

  1. Eu comprei esse disco numa lojinha na Aclimação. Tinha q tocar a campanhia para eles abrirem as portas para vc entrar, ou seja, não era uma loja abeeeeerta ao público. Meu primeiro contato foi uma fita cassete, com a capinha de papelão, acompanhando a revista BIZZ, q eu sempre assinei! Vinha a música "A cidade", q eu não curti! Depois ouvi "A praieira" e liguei correndo para a tal loja: "separam meu disquinho...tô indo buscar agoraaaaa!". Q delícia de disco, de banda, de momento. Quanta ousadia tinha ali! Era a extrapolação do rock, a aproximação da música feita com originalidade e regionalidade q não a indústria parece ter abolido do mapa. Chorei muito num domingo a noite, quando meu amigo Eddo me ligou e me noticiou a morte do Chico. Segundo outro amigo, o Bella, Deus levou o Chico errado: "Porra Deus...pisou na bola hein...levou o Chico errado!", numa referência ao Chico César..rsrsrs Hoje não temos mais a BIZZ, nem a lojinha, muito menos o Chico Science. Temos a banda cantada por um vocalista Chuchu, e um show q deve fazer a saudade bater forte na nossa velha porta! Vamos lá!

    ResponderExcluir